A AVAREZA QUE SE TRANSFORMA EM TRAIÇÃO

Galafura
[Pensava-se, antigamente, que se uma pessoa tivesse o mesmo sonho três vezes seguidas esse sonho se tornava realidade.]

Os nossos antepassados, não de anos muito longínquos, viviam as suas vidas os seus serões de forma muito sábia e saudável.

Não havia televisão ou as que existiam, mais recentemente, eram escassas e os serões serviam para os mais velhos contarem aos seus descendentes histórias / estórias que vivenciaram ou ouviram de seus ancestrais, algumas que estes acreditavam ter algo de real… Contavam que sonhando três noites consecutivas com uma mesma coisa, de forma muito clara… esse facto ou outro existia e ou aconteceria mesmo…

Lembro que o meu avô materno, homem sem estudos mas com grande sabedoria, nos contava que em tempos havia sonhado várias noites seguidas que num lugar, há muito esquecido, tinha existido uma casa, onde ainda permaneciam vestígios da sua existência; que de baixo de uma grande pedra, que seria a soleira de entrada dessa casa, lá bem enterrado, se encontrava algo de valor… um tesouro. 

Contava o meu avô que temeu tomar a decisão de lá ir sozinho. Pois segundo ele, só lá poderiam ir a altas horas da noite. Contou a um familiar que prometeu guardar segredo e combinaram ir lá os dois… Só que tal como nos dias de hoje a avareza e traição foi mais forte… e esse familiar foi lá antes… Conta o povo que esse familiar encontrou um pote com muitas libras em ouro e ficou muito bem de vida… 

Esta estória, assim como outras contadas pelos nossos ancestrais, não podem ser comprovadas, mas eram, no passado ainda bem recente, e ainda hoje, pelos nossos concidadãos mais idosos, ou residentes nas aldeias do interior, ou até menos instruídos, como se tratando de vivências reais… de histórias realmente acontecidas.
_______________

Informante: Anabela Morais | Facebook, @anabela.morais.9, 52 anos, de Vila Marim e Vila Jusã; de São Miguel de Lobrigos. Estórias/lendas do meu avô materno, Albino Gomes, o "Galafura", natural de Galafura, Concelho do Peso da Régua.

Recolhida por Monteiro deQueiroz, [r.23.jan.2021]
_______________

LENDAS E NARRATIVAS D'OURO
COLECTÂNEA - RECOLHA

[Galafura]

Textos, Estudos, Recolhas & Contributos…
Colectânea de Textos & Outros… 

“Se não defendermos o que é nosso, quem é que o defende?”

2020 - 2021
MARÃO | DOURO | CORGO

Eduardo José Monteiro deQueiroz
by Douro Sensibility | LUAgares D'Ouro
Associação Penaguião em Movimento
Share:

Related Posts: