Não existe uma história comprovada que marque a descoberta, ou a invenção do vinho. O que existem são mitos, fábulas e lendas. E elas são muitas, e muito interessantes!
Na antiga Pérsia, onde hoje fica o Irã, existia um rei, ou um xá, chamado Jamsheed. De acordo com a lenda, Jamsheed, querendo consumir uvas durante o ano todo, mesmo fora da época da colheita, armazenou-as em um jarro.
Quando o inverno chegou, ao abrir o jarro, ele encontrou as uvas partidas, e o suco que saía delas borbulhando, em processo de fermentação.
Sem saber o que estava acontecendo, Jamsheed desconfiou que aquele conteúdo estivesse de alguma maneira enfeitiçado ou envenenado, e ordenou que ninguém o consumisse.
Uma das mulheres do seu harém, contudo, ignorou a ordem, e bebeu aquele líquido. Ao que consta, ela estaria enferma, e buscava, talvez, o suicídio.
O fato (ou a lenda) é que, ao beber, ela ficou sonolenta e adormeceu. Ao acordar, ela estava "milagrosamente" curada do mal do qual ela padecia.
Diante da surpresa de todos, Jamsheed declarou aquela bebida, ou seja, o vinho, como um remédio sagrado, e ordenou que mais uvas passassem a ser armazenadas em jarro.
_______________in Tintos & Tantos (tintosetantos.com),
http://www.tintosetantos.com/index.php/conhecendo/ahistoriadovinho/407-uma-lenda-sobre-a-invencao-do-vinho
Recolha de Monteiro deQueiroz, [r.19.jan.2021]
Imagem da NET
_______________
LENDAS E NARRATIVAS D'OURO
COLECTÂNEA - RECOLHA
[Pérsia]
Textos, Estudos, Recolhas & Contributos…
Colectânea de Textos & Outros…
“Se não defendermos o que é nosso, quem é que o defende?”
2020 - 2021
MARÃO | DOURO | CORGO
Eduardo José Monteiro deQueiroz
by Douro Sensibility | LUAgares D'Ouro
Associação Penaguião em Movimento