LENDA DO VINHO II (Dionysus)


Mitologia

Há muitos milhares de anos um homem que passou a vida na Grécia, quando se sentiu velho regressou à sua pátria, a Itália, e resolveu levar com ele uma linda videirinha, pois não se lembrava de, na sua infância, ter visto tal planta na sua terra natal.

Como não tinha vaso para a transportar, utilizou o que tinha à mão, um osso de galo. Esvaziou-o e meteu dentro as raízes com um pouco de terra.

Ora como se deslocava a pé, levou muito tempo a fazer a viagem e a videira cresceu. Não teve outro remédio senão mudá-la para um osso de leão que encontrou pelo caminho. 

Mas como a planta continuasse a crescer, Dionísio, assim se chamava o viajante, que teve a sorte de deparar com um osso de burro, para lá mudou a plantinha.

Consta que daquela videira se fizeram muitas outras, e por ter ela crescido em tão estranhos “vasos”, quem bebe pouco vinho, fica alegre como o galo; quem bebe mais, fica forte como o leão, e quem muito abusa do vinho, perde as ideias e fica mesmo estúpido como um burro.
_______________

in Isabel Preto, www.pt.slideshare.net, https://pt.slideshare.net/lamparina/lenda-do-vinho, [p.1.jun.2010]

Recolha de Monteiro deQueiroz, [r.20.jan.2021]
Imagem da NET - Estátua de Dionysus
Nota: Dioniso - Deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro e dos ritos religiosos - Mitologia
_______________

LENDAS E NARRATIVAS D'OURO
COLECTÂNEA - RECOLHA

[Mitologia]

Textos, Estudos, Recolhas & Contributos…
Colectânea de Textos & Outros… 

“Se não defendermos o que é nosso, quem é que o defende?”

2020 - 2021
MARÃO | DOURO | CORGO

Eduardo José Monteiro deQueiroz
by Douro Sensibility | LUAgares D'Ouro
Associação Penaguião em Movimento
Share:

Related Posts: