Nas minhas duas caminhadas de reconhecimento pelo Monte Moirinho, ou Mourinho, cujo cume e caminho (antiga estrada medieval do Moirinho, ou Mourinho) servem, em parte da sua extensão, como delimitação de fronteira entre os Concelhos de Peso da Régua e Mesão Frio, entre as Freguesias de Fontelas e Oliveira, Loureiro e Moura Morta, reparei que no Caminho de Pensais, que liga o Paço de Fontelas ao Pinheiro Manso, existe por cima da Quinta Além da Fonte uma Cruz gravada em alto relevo em duas pedras de xisto, que por sua vez estão incluídas num muro de pedra seca, também em xisto.
Essa cruz tem na base a inscrição “PADRE ИOSSO”, exatamente com o “N” ao contrário, assim: “И”.
Nas imediações dessa cruz, mais abaixo, para quem desce o referido Caminho de Pensais, existe outra pedra, mais pequena, muito próximo da base do caminho, com a inscrição “ANO I80I”.
Fiquei intrigado sobre qual seria o significado da referida cruz e das inscrições.
Após tentar saber sobre o assunto, eis que o senhor Alfredo José Elias Pereira, vizinho de Fontelas, conhecedor de muitas estórias, e até histórias, da sua terra, me contou o seguinte:
“É a Cruz do Pedro, nesse sítio foi assassinado o Pedro. Os meus avós tinham mais acima uma vinha e então eles e a gente do povo contavam isso, que naquele sítio tinham matado um homem, que ele se chamava Pedro, e por esse motivo lhe chamam a Cruz do Pedro, já lá vão muitos anos. E lhe fizeram aquela Cruz em memória. Lembro-me a minha avó sempre que lá passava rezava um Pai-Nosso; segundo ela me contou o homem estava a defecar e alguém lhe atirou como uma pedra em cima” da cabeça, matando-o!
Segundo a tradição, as pessoas que lá passam devem parar e rezar um Pai-Nosso pela alma do Pedro.
in AmigosDeFontelas1905 | Facebook, https://www.facebook.com/groups/802364846619676,
Alfredo José Elias Pereira | Facebook, @alfredo.joseeliaspereira
Recolhido por Monteiro deQueiroz, [r.10.12.2021]
Fotos de Monteiro deQueiroz
_______________
LENDAS E NARRATIVAS D'OURO
COLECTÂNEA - RECOLHA
[Fontelas]
Textos, Estudos, Recolhas & Contributos…
Colectânea de Textos & Outros…
“Se não defendermos o que é nosso, quem é que o defende?”
2020 - 2021
MARÃO | DOURO | CORGO
Eduardo José Monteiro deQueiroz
by Douro Sensibility | LUAgares D'Ouro
Associação Penaguião em Movimento